sábado, 29 de janeiro de 2011

YEDA FEZ VIADUTO "SÓ PARA BAIXINHOS"

O viaduto-anão de Yeda



     O governo dela já acabou (será que chegou a começar?), mas seus espetaculares efeitos ainda perduram. Agora, a sensação é por conta de um viaduto localizado no entroncamento da Estrada do Mar, rodovia que dá acesso às praias do litoral norte gaúcho, com a Estrada do Sol, que faz a ligação com a região da serra.
     Com um custo de 3,5 milhões de reais, a preciosidade foi construída com meio metro a menos do que o recomendado para obras da espécie. É isso mesmo, o viaduto nanico da vovó Yeda foi feito com a altura 4,5m quando deveria ter 5m! Isto simplesmente significa que determinados ônibus e caminhões não poderão passar por baixo da maravilha.
     Acrescente-se que, durante o período de veraneio, quando os gaúchos acorrem em massa às praias, o entroncamento em questão concentra grande movimento de veículos. Imaginem ônibus e caminhões manobrando para contornar a obra. Ponto para a vovó!
     Para corrigir a estupidez, seria necessário gastar um milhão de reais, cerca de um terço do valor total do viaduto. E a explicação para o fato, dada por funcionários do terceiro escalão do governo yedista (o ex-secretário de Infraestrutura e Logística de Yeda, Daniel Andrade, sumiu), é de que o viaduto saiu nanico por motivos técnicos e financeiros. Perfeito! Faltou dinheiro? Corta um pedaço! Os motoristas de ônibus e caminhões que se virem! (segundo ainda um gênio do extinto governo, a solução mais barata seria rebaixar a rodovia em meio metro no entorno para “aumentar” a altura do viaduto. Esqueceu-se dos alagamentos que fatalmente ocorreriam caso a idéia de jerico fosse adotada).
     Construído ás pressas para ser inaugurado ainda no fantástico governo findo (o que não ocorreu, pois a obra esteve meses parada), o viaduto, na verdade, transformou-se num monumento ao descaso e à incompetência.
     Resta saber se alguém vai ser responsabilizado, pois a solução da trapalhada custará uma verdadeira fortuna ao erário estadual.
     E a vovó Yeda e seu secretário inepto? Certamente estão curtindo belas férias.

Um comentário:

Anônimo disse...

A prefeitura de Caxias do Sul fez a mesma mesteira há poucos anos, ao fazer um viaduto com a rs122 que liga perimetral norte e sul da cidade. Depois do canditato pelo pt fazer denúncias por essas e outras, concluindo "falta de planejamento", o prefeito embrabou e mandou baixar a via que passava por baixo do viaduto. Acho que vai ser a solução para o tema da rota do sol, também.