sábado, 26 de novembro de 2011

OS "ARENOCAS" DO DEM QUEREM MESMO É REVOGAR A LEI ÁUREA

  O DEM* está veiculando na TV (ao menos no RS), uma propaganda partidária que encerra uma mentira e uma maldade, pelo menos.
   Nele, uma menina negra reclama da corrupção e da falta de compromissos de certos políticos para o esporte. Até aí, nada de mais. O pior vem depois.
   Em seguida, ela diz que quer entrar para a universidade, mas que não precisa de quotas por ser negra e da periferia, quer entrar com o seu próprio esforço. É aí que residem a mentira e a maldade.
   Em primeiro lugar, a propaganda é acintosamente mentirosa porquanto parte do pressuposto de que, no Brasil, todos tem oportunidades iguais. E todos nós (e especialmente eles, que foram historicamente responsáveis por grande parte disso), sabemos que, em nosso País, basta verificar em qual classe social a pessoa vem ao mundo e qual a cor da sua pele para um prognóstico de vida nada animador.
   A maldade contida da propaganda reside em dissimular a mentira como se fosse uma tenra verdade.
   É claro que todos nós gostaríamos que as oportunidades fossem iguais, e que nenhum contingente de pessoas necessitasse de políticas de afirmação e de proteção social.
   Mas, especialmente no que tange aos negros, não é assim. As estatísticas mostram que eles são altamente discriminados, tem os piores empregos, os salários mais baixos e são as maiores vítimas da violência. E porque isso? Simplesmente porque, quando da abolição da escravatura, os negros foram atirados à própria sorte, sem qualquer política de inserção deles na sociedade. Sem acesso à educação e vivendo de subempregos, passaram a engrossar, historicamente, os bolsões de miséria pelo País a fora. E o retrato geral da situação contemporânea da população negra mostra tímida evolução daquela situação desumana em foram jogados quando da falsa Abolição.
   Mas a turma do DEM, que quando engrossava as fileiras da ditadura adorava construir conjuntões habitacionais nas periferias distantes para expulsar os pobres (e negros!) para longe dos bem-nascidos, não tem moral alguma para atacar as políticas afirmativas fortemente desenvolvidas no Governo Lula e que tem ampla continuidade no Governo Dilma.
   Além de propiciar o avanço, na escala social, de milhões de brasileiros e brasileiras, dignificando suas vidas, os governos do PT igualmente permitiram, até o momento, que mais de 700.000 estudantes pobres (muitos negros) tivessem acesso à universidade resgatando, assim, parte de uma dívida histórica que levará ainda muitas décadas para ser saldada.
   É claro que alguns, por seu próprio esforço, conseguiram romper estas barreiras quase que instransponíveis e galgaram postos na sociedade. Mas as estatísticas não mentem: são pouquíssimos, aspecto a corroborar o acerto das políticas afirmativas e de proteção social que vem sendo implantadas nos Governos Lula-Dilma.
   Por tudo isso, a propaganda do DEM é descaradamente mentirosa. Ao apresentar um personagem que parece haver descido de uma cobertura na Bela Vista** para fazer exercícios no Parcão**, sorridente e dizendo que quer progredir pelo seu próprio esforço, ele tenta mostrar uma realidade falsa, inexistente num Brasil terrivelmente preconceituoso que aparece sob aquele manto da “cordialidade”, que é a forma mais perversa da discriminação.
   Aliás, o próprio DEM é uma mentira. O seu propalado “liberalismo” só existe no discurso. Na verdade, esta turma toda aprendeu a pregar o Estado Liberal aboletada em gordas sinecuras dentro do próprio Estado (ao contrário do que a sua propaganda mentirosa prega, eles subiram na vida sem qualquer esforço, graças ao partido da ditadura, a ARENA). Foi assim que eles se constituíram durante a ditadura de 64. É a turma que não gosta de pagar impostos, que quando vão à bancarrota por suas próprias falcatruas tentam empurrar o mico para os cofres do Estado, que tem horror – sim, horror -  a pobres, e que vota no Serra, na Yeda e na Ana Amélia***.
   Não se enganem: no fundo eles querem, mesmo, é a revogar a Lei Áurea.

PS.: até a presente postagem, o comercial mentiroso ainda não estava na rede. Mas vale a pena assistir, por absoluta conexão contextual – a resposta dada por integrantes do Movimento Negro a outro comercial mentiroso do DEM, veiculado em agosto.

----------------------------------
* só mesmo no Brasil um partido que tem entre fundadores, dirigentes e apoiadores, pessoas que participaram de um golpe e defenderam uma ditadura militar, pode se chamar "DEMOCRATAS"!
** áreas nobres de Porto Alegre
*** senadora do PP, o irmão siamês do DEM, é a nova queridinha da direita latifundiária gaúcha.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

QUANDO O TWITTER MATA

Fortunati comprovando, ao vivo, que "Plauto não morreu"

   É impressionante como certas pessoas não resistem à tentação de serem "os primeiros a darem as últimas", sem qualquer preocupação em checar a informação.
   Desta vez, o rei da mancada foi o prefeito José Fortunati, que não resistindo à tentação de dar um "furo de reportagem" assassinou, neste domingo (13/11), pelo twitter, o conhecido flautista jeronimense radicado em Porto Alegre, Plauto Cruz.
   No seu desastrado post, o prefeito escreveu: "Também faleceu Plauto Cruz, um dos maiores flautistas brasileiros que, apesar de doente, continuava nos surpreendendo com a sua flauta." Pode?
   Na verdade, quem foi surpreendido foi o próprio Plauto, que após tomar conhecimento, através de amigos comovidos, da mancada de Fortunati, respondeu com uma sonora gargalhada: "Estou supervivo. Até almocei um galetinho. Diz pra ele que estou bem firme em casa!"
   Uma hora depois, o prefeito papa-defunto tentou se corrigir colocando, é claro, a culpa no cemitério, que teria passado uma informação errada, eis que o falecido seria um outro Plauto.
   Mas o plantonista do Cemitério João XXIII negou que seus funcionários tenham dado a informação sobre a morte do flautista.
   Fortunati, vaidoso como um pavão, jamais admitiria que anda rondando cemitérios para ser o primeiro a dar a notícia de mortes de pessoas conhecidas na cidade.
   Ontem, o pagador de mico foi à casa de Plauto se desculpar. Espera-se que ele não mate mais ninguém com a pontaria caolha do seu twitter.