segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A ANJ está com medo dos "blogues sujos"!

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) promoveu, nestes dias, o 8º Congresso de Jornais. Conforme noticiou o ético e imparcial jornal Zero Hora, o evento “discute o futuro do jornalismo frente aos desafios impostos pela internet e pelas mídias digitais. A questão central é como sustentar o jornalismo de qualidade [sic!] num ambiente de crescente circulação gratuita de informações.”

Mas a coisa não parou por aí: a ANJ, presidida pela eficiente Judith Brito, aliás reconduzida ao cargo, além de arrancar um compromisso dos presidenciáveis com a “liberdade de expressão” (que para eles significa, entre outras coisas, difamar a quem quer que seja impunemente), anunciou a criação de uma guilda para autorregulamentação do setor,´cujo objetivo, segundo a diligente servidora, é “reiterar o compromisso da entidade com a liberdade de expressão e com a responsabilidade editorial".

Na verdade, a grande preocupação dos tubarões da mídia é com esta verdadeira praga dos “blogues sujos” (para usar a elegante expressão de Zé S.) que assola a nação, os quais têm o peito de disseminar informação crítica e, o que é pior, sem cobrar nada. Acostumados há anos a difamar pessoas e empurrar para cima da plebe as versões mais calhordas dos fatos, agora as empresas de comunicação tremem porque não podem mais mentir a serviço dos seus interesses.

Certamente a realização, neste fim de semana, em São Paulo, do Primeiro Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, do qual participaram cerca de 330 blogueiros de 19 Estados, contribuirá em muito para tirar o sono da nobreza falida da comunicação.

O anúncio da criação da guilda dos jornalões é somente mais uma tentativa de retomar a credibilidade perdida por conta de anos de servilismo, primeiramente à ditadura e, após, aos grandes interesses econômicos. Mas a esta altura da vida, a chance de sucesso da empreitada é nenhuma. Será que alguém vai acreditar em “responsabilidade editorial” por parte de quem admite publicamente que os grandes meios de comunicação estão fazendo de fato a oposição política ao governo Lula porque "a oposição está muito fragilizada”, como afirmou a presidente da ANJ? Nem a falecida Velhinha de Taubaté cairia nessa...

Nenhum comentário: