quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Serra desce a ladeira e a baixaria começa

(charge tarrafeada do Cloaca News)
Depois das pesquisas Vox Populi (45 a 29%), Datafolha (47 a 30%), e CNT/Sensus (46% x 28,1%) demonstrarem, de forma praticamente idêntica, que está a caminho um arrasa-quarteirão de Dilma já no primeiro turno, bateu de vez o pânico nos já atucanados Serristas.

Se antes mesmo da divulgação desta última rodada de pesquisas, quando já se firmava a tendência de alta de Dilma e a de ladeira-abaixo de Serra, os tucanos já apelavam para os mais variados expedientes (colocar o nome de Lula em jingle de campanha, mostrar no horário eleitoral fotos de Lula com Serra, fazer referências de que Lula é um administrador experiente, assim como o Serra, e outras tentando pegar uma caroninha na garupa de Lula), agora decidiram passar para aquilo que de melhor sabem fazer: apelar para a baixaria.

No horário eleitoral desta terça-feira, no final do espaço do candidato que, quanto mais aparece na TV, mais perde votos, surgiu um take, sem qualquer identificação partidária ou de candidatura (alô, advogados do PT), fazendo acusações de que Dilma já estaria negociando os cargos do ministério, numa clara demonstração de “já ganhou”, insinuando o desrespeito da candidata para com o eleitor, bem como que os ex-ministros José Dirceu e Antônio Palocci exereceriam a sua "perniciosa" influência no novo governo.

A forma como foram veiculadas tais mensagens lembra muito os métodos utilizados pela ditadura de 64 para detratar adversários: o uso de calúnias apócrifas. Como o espaço subseqüente era do PSOL, fica a dúvida, para os desavisados, de quem seria a responsabilidade pela veiculação, se do PSDB ou daquele.

Ocorre que a fase de baixarias mais grotescas havia iniciado já na segunda-feira, quando a Folha de São Paulo, diário oficial dos atucanados, publicou como manchete principal que Dilma já estaria tratando com Lula de um “aperto econômico para adotar no início de uma eventual gestão”. É nojento o expediente, mas não se pode negar que a matéria contém uma verdade: os já sem-plumas jogaram a toalha, reconhecendo que Dilma ganhará a eleição!

Aqui mesmo em Porto Alegre, a Polícia Federal e o Ministério Público estão investigando uma estranha “pesquisa” que estava sendo feita nas ruas desta Capital: a pessoa era abordada e, se respondia que sua a intenção de voto era para Dilma, vinha uma segunda perguntinha: não quer mudar para o Serra?.

E, se a pessoa persistia na opção inicial, lhe era oferecido um brinde para acompanhar o “pesquisador” a um escritório próximo onde eram mostrados filmes negativos sobre Dilma e favoráveis sobre Serra, sendo que no final a pergunta era refeita. O brinde, uma caixa de bombons.

Pensaram em chegar aonde, com uma estupidez destas?

A reposta foi dada pela servidora pública que fez a denúncia: no máximo, ao MP e à PF!!

Resta-nos, agora, esperar qual será a próxima grande idéia dos sem-voto.

Nenhum comentário: